BLOG

Quando se fala em praga na soja, o percevejo é considerado uma das mais prejudiciais à cultura, pois seu dano é direto, afetando o vigor das sementes e a qualidade dos grãos, além de alterar o balanço de proteínas e óleos. Sua ação pode representar perdas de até 25% na produtividade da oleaginosa.

Os percevejos podem se alimentar de várias partes da planta, mas o alimento preferencial são as vagens e as sementes. Assim, além da dificuldade na formação dos grãos, as plantas afetadas pelos percevejos podem apresentar aborto de vagens, diminuição no peso dos grãos e, ainda, desenvolver distúrbios fisiológicos que retardam a maturação da vagem.

As infestação do percevejo também demonstram importância econômica nas lavouras de milho. De acordo com Ivan Jarussi, Gerente de Cultura da FMC, o controle efetivo no cereal depende do manejo adequado da praga nas plantações de soja, especialmente aos agricultores que cultivam o milho safrinha.

Mas, será que estamos adotados as medidas corretas para o manejo desta praga tão prejudicial ao resultado do produtor? Confira os cinco pontos cruciais para obter sucesso no controle da praga.

1 – Monitoramento: vigília constante

Atualmente o percevejo está presente em 100% das lavouras de soja do país, por isso seu monitoramento deve ser constante, não somente no momento que ele causa dano. Além disso, é preciso considerar que temos no Brasil a chamada ponte verde, ou seja, existe fonte de alimento (soja, milho, algodão, feijão, trigo e arroz) o ano inteiro. 

Causas do insucesso passam pela falha no monitoramento. Por isso, os produtores precisam estar atentos ao uso correto do pano de batida e realizar amostragens periódicas de diferentes pontos da lavoura – preferencialmente antes do início da semeadura. Acima de dois percevejos por pano de batida já acendem o sinal de alerta.

2 – Foco: uso de tecnologias específicas

O produtor também precisa se atentar para a utilização de tecnologias e equipamentos focados no combate ao percevejo. Em muitos casos, os produtos usados no vegetativo para lagartas e outras pragas não controlam o inseto.

É preciso utilizar os bicos corretos e a vazão de aplicação recomendada para o percevejo, procedendo de forma correta e segura, seguindo as recomendações indicadas. E, é claro, consultar sempre um técnico agrícola.

3 – Fase vegetativa: controle indispensável

Na fase vegetativa, o percevejo não causa dano direto para a cultura, mas é um dos principais motivos do insucesso no manejo do percevejo e das grandes perdas nas lavouras. Nesse estágio, o principal objetivo das pulverizações é diminuir a população para se obter maior eficiência do controle na fase reprodutiva. 

Desde as primeiras etapas o produtor precisa realizar o controle efetivo da praga. É fundamental realizar o manejo de resistência, utilizando produtos desde o tratamento de sementes até os defensivos, para diminuir a população do inseto, reduzindo a pressão na fase reprodutiva.

4 – Fase reprodutiva: o grande vilão

O estágio reprodutivo é o momento crucial quando falamos de percevejo. Nessa fase o dano é direto na produtividade e a qualidade dos grãos. Para o controle, é preciso ter em mente a necessidade de soluções que combatam os ovos, ninfa e o adulto.

Nos últimos anos, também é importante destacar, o aumento da presença de lagartas nesta fase, trazendo danos ainda maiores para a cultura. Nesse sentido o ideal é optar por produtos que tenham eficiência tanto no combate ao percevejo, quanto a lagarta, reduzindo assim o volume das aplicações.

Caso o percevejo ainda esteja presente, eliminar o adulto é vital antes da colheita para proteger a sua produtividade e a qualidade da semente.

5 – Milho safrinha: a necessidade de controle efetivo na soja

O sucesso no controle de percevejo no milho safrinha começa na soja. Utilizar soluções de tratamento de semente que seja eficiente contra percevejos é indispensável. Além disso, é vital controlar o percevejo nos primeiros 25 dias da cultura do milho e seu combate deve ser aliado ao controle da spodoptera a fim de garantir sucesso na cultura do milho.

É importante destacar que a presença de um engenheiro agrônomo é vital para a elaboração das estratégias de manejo e na identificação do percevejo. A FMC, uma das maiores empresas de defensivos agrícolas do mundo, possui um corpo técnico preparado para atender o produtor, com auxílio de tecnologias inovadoras e um portfólio robusto.

Contamos com o programa Domínio Percevejo que leva em consideração a situação da praga, a necessidade de controle em cada momento da cultura e os desejos do produtor rural de proteger o seu investimento, a sua produtividade e ter uma atividade segura para si e para o meio ambiente. O programa de manejo conta com dois produtos, sendo eles os inseticidas Hero®, que controla a praga por caminhamento e contato; e o Talisman®, com alta performance e controle em todos os ciclos do percevejo (ovos, ninfas e adultos).

Com essas soluções nosso compromisso é ser parceiro do sojicultor e ajudá-los a enfrentar os desafios produtivos fazendo com que a soja seja cada dia maior e mais forte. Acreditamos que é mais produtivo quando a gente faz junto, e sabemos que temos grande potencial de expansão na cultura de soja, com ampla capacidade de inovação, pesquisa e desenvolvimento. 

Sobre a FMC
A FMC Corporation, uma companhia de ciências para agricultura, fornece soluções inovadoras para produtores de todo o mundo com um portfólio de produtos robusto, impulsionado por uma descoberta orientada para o mercado e desenvolvimento em proteção de cultivos e manejo de pragas e doenças nas principais culturas. Essa poderosa combinação de tecnologias avançadas inclui a liderança no mercado de controle de insetos, além de contar com soluções como herbicidas, fungicidas e biológicos. A FMC Corporation emprega aproximadamente 6.500 funcionários em todo o mundo. Para saber mais, visite www.fmc.com e www.fmc.com.br.

FMC, o logotipo da FMC, Talisman® e Hero®, são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto. ATENÇÃO: PRODUTO PERIGOSO, DE USO AGRÍCOLA. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. LEIA O RÓTULO E A BULA.

Compartilhe

9 respostas para “5 dicas para o manejo efetivo do percevejo na soja”

  1. Nino disse:

    para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
    certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
    do mundo dos games.Se você curte jogos com certeza te
    indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
    prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço

  2. Sou a Rebeca Gomes, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

  3. La mejor aplicación de control parental para proteger a sus hijos – monitoriza en secreto GPS, SMS, llamadas, WhatsApp, Facebook, ubicación. Puede monitorear de forma remota las actividades del teléfono móvil después de descargar e instalar apk en el teléfono de destino.

  4. binance disse:

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  5. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  6. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  7. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  8. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *