BLOG

Por Marcelo Okamura, Diretor de PD&I da América Latina

Quando o assunto é sustentabilidade, são três fatores fundamentais que devem ser contemplados: o economicamente viável, o socialmente justo, e o ambientalmente correto. Sem esses pilares, nenhuma atividade se torna viável no longo prazo. Por isso, a sustentabilidade é um compromisso que deve ser adotado por qualquer empresa que pretende crescer, se desenvolver e perpetuar-se no mercado.

Na FMC a sustentabilidade sempre esteve entre as principais premissas da Companhia, permeando todas as iniciativas da empresa. Em 2010 que o tema ganhou ainda mais força e passou a ser tratado dentro de um programa, sendo guiado por metas, objetivos e compromissos que refletem em todas as áreas do negócio. Já no final de 2019, essas metas foram revisadas para estarem ainda mais alinhadas ao modelo de negócios focado em agricultura.

Marcelo Okamura, Diretor de PD&I da América Latina

Na FMC a sustentabilidade sempre esteve entre as principais premissas da Companhia, permeando todas as iniciativas da empresa. Em 2010 que o tema ganhou ainda mais força e passou a ser tratado dentro de um programa, sendo guiado por metas, objetivos e compromissos que refletem em todas as áreas do negócio. Já no final de 2019, essas metas foram revisadas para estarem ainda mais alinhadas ao modelo de negócios focado em agricultura.

Estamos atravessando um momento crucial na história, onde os efeitos das mudanças climáticas ameaçam desorganizar a produção global de alimentos devido aos padrões climáticos imprevisíveis, elevação dos níveis do mar e aumento da temperatura média do planeta. Esses efeitos, se não forem verificados, terão um impacto duradouro sobre nossos negócios, incluindo abalos inesperados em nossa cadeia de suprimentos, mudando rapidamente os perfis de pragas e as geografias onde as lavouras podem ser cultivadas.

Por isso, temos o compromisso de oferecer produtos que mantenham a segurança e garantam o abastecimento de alimentos causando o mínimo impacto ao planeta. Para refletir esse compromisso, nós redefinimos nossas metas de sustentabilidade para nos desafiarmos e nos certificarmos de que estamos ajudando a criar um mundo melhor.

As metas foram agrupadas em três categorias. A primeira é Inovação, voltada para investimentos em P&D para o desenvolvimento de produtos sustentavelmente vantajosos. A segunda é Práticas de Negócios, que mede o índice total de incidentes registráveis da companhia, assim como também o índice de engajamento com a comunidade. E, finalmente, a terceira categoria que é a Pegada Ambiental, que monitora parâmetros importantes como intensidades de energia, das emissões de gases de efeito estufa (GEE), de uso da água e, ainda, do descarte de resíduos.

INOVAÇÃO

Temos o compromisso de oferecer produtos que mantenham a segurança e aumente a oferta de alimentos causando o mínimo impacto ao planeta. Por isso voltado a meta de inovação, investimentos na descoberta de novos produtos químicos e biológicos.

Com novos modos de ação e excelentes características de sustentabilidade, esses produtos únicos ajudam as culturas a superar condições adversas de cultivo, combater doenças e a regular a absorção de água e nutrientes pelas plantas. A FMC possui vários produtos biológicos no mercado com excelente desempenho, além de um pipeline robusto de novos produtos biológicos em descoberta e desenvolvimento no nosso Centro de Inovação Europeu, na Dinamarca.

Inovação está em nosso DNA e temos sólida capacidade de pesquisa e desenvolvimento para criar soluções inovadoras endereçando a questão da segurança alimentar, um dos maiores desafios mundiais, sem comprometer o meio ambiente.

Estamos comprometidos com a criação de produtos que são cada vez melhores para o planeta Por isso, nossa meta é que até 2025 100% dos investimentos em P&D sejam destinados ao desenvolvimento de produtos sustentáveis.

A FMC utiliza a Ferramenta de Avaliação de Sustentabilidade para determinar se novos princípios ativos e produtos formulados em nosso pipeline de P&D são vantajosos do ponto de vista de sustentabilidade.  Essa avaliação, juntamente com outros processos e ferramentas de gestão, garantem a introdução e uso contínuo de soluções agrícolas ambientalmente sustentáveis.

PEGADA AMBIENTAL

A FMC também desenvolveu um modelo matemático que utilizou os dados de sustentabilidade do ano-base e extrapolou a nossa pegada ambiental anual para 2030 com base nos volumes antecipados de produção futura.

Em colaboração com as equipes de operações, foram incorporados diversos cenários e projetos de sustentabilidade ao novo modelo para traçar metas ambientais finais. Assim, até 2030 a empresa se compromete a reduzir 25% da intensidade de energia utilizada por tonelada métrica de produto, diminuir 20% do uso de água em locais de alto risco, e reduzir 25% da intensidade de emissões de GEE (Gás de Efeito Estufa) por tonelada métrica de produto.

DE OLHO NO FUTURO, COM FOCO NO PRESENTE

Dessa forma, a FMC reúne uma série de iniciativas que visam usar a ciência e o compromisso com a sustentabilidade para crescer. Ajudar os agricultores a produzir mais alimentos, fibras e combustível para uma população mundial sempre crescente é uma tarefa complexa. Os agricultores contam com muitas ferramentas para ajudá-los nesse desafio. A FMC aposta no conceito de produto sustentavelmente vantajoso, que é aquele que impacta positivamente ao menos um dos seis principais Desafios Globais: Expectativas Alimentares, Expectativas de Saúde e Segurança, Consciência Ambiental, Mudança Climática, Recursos Escassos e Competição por Terras, mas não retrocede em nenhuma das outras cinco áreas.

Como empresa, precisamos garantir a sustentabilidade e segurança dos nossos produtos para colaborar com o desafio de produzir mais e melhor.  E é preciso considerar que os padrões ambientais podem ainda ser mais rígidos no futuro. Se nós nos superarmos e trabalharmos em direção a padrões mais elevados agora, estaremos na dianteira para continuarmos tendo êxito no futuro.

Quer saber mais sobre os compromissos de sustentabilidade da FMC? Confira o relatório completo.

Sobre a FMC
A FMC Corporation, uma companhia de ciências para agricultura, fornece soluções inovadoras para produtores de todo o mundo com um portfólio de produtos robusto, impulsionado por uma descoberta orientada para o mercado e desenvolvimento em proteção de cultivos e manejo de pragas e doenças nas principais culturas. Essa poderosa combinação de tecnologias avançadas inclui a liderança no mercado de controle de insetos, além de contar com soluções como herbicidas, fungicidas e biológicos. A FMC Corporation emprega aproximadamente 6.500 funcionários em todo o mundo. Para saber mais, visite www.fmc.com e www.fmc.com.br.

FMC e o logotipo da FMC, são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto.

Compartilhe

10 respostas para “Agronegócio: sustentabilidade deve ser compromisso”

  1. i just wanted to drop a note of appreciation for your blog post. it’s evident that you’ve done your research, and the effort you put into it is commendable. thank you for enriching our knowledge..

  2. MyCellSpy est une application puissante pour la surveillance à distance en temps réel des téléphones Android.

  3. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

  4. binance disse:

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  5. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

  6. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  7. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  8. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  9. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar