BLOG

FMC traz dicas que podem ajudar o produtor conseguir um melhor controle

Com a proximidade do verão, os produtores começam a se preparar para o plantio da nova safra de soja e com isso, surge um momento crucial, para o bom controle das plantas daninhas. Por isso, a FMC, empresa de ciências para a agricultura, traz dicas para auxiliar o produtor a ter um melhor manejo e não sofrer com a pressão destas plantas dentro do cultivo de soja. 

A principal orientação é para que o produtor inicialmente faça uma avaliação sobre o seu calendário anual agrícola e, a partir daí, passe a se programar antes da safra de verão. Por exemplo, ao planejar e executar um bom manejo no cultivo que antecede a soja, como o milho de segunda safra ou o trigo e principalmente no período entre a colheita destes cultivos e o plantio da soja no verão, o agricultor alcançará uma condição de menor pressão de invasoras dentro do cultivo da soja.

Outro importante ponto é, que quanto menos plantas invasoras ou plantas (voluntárias) oriundas do cultivo anterior, estiverem presentes neste período entre os cultivos, também menor será a incidência de pragas que poderão atacar a cultura de verão recém emergida. Portanto, o momento entre a colheita e o plantio é uma janela perfeita para o aumento da população de invasoras e dos insetos e desta maneira, o manejo ou a dessecação no período entre a colheita do cultivo segunda safra ou de inverno e o plantio de verão faz-se fundamental.

Estamos chegando a época das chuvas que antecederão o plantio de verão, por isso, nossa orientação é que aqueles produtores que ainda não fizeram uma boa dessecação, façam-na agora utilizando herbicidas que melhorem de maneira rápida a qualidade deste manejo e que permitam o plantio imediato da soja após tal aplicação. Afinal, uma dessecação eficaz, facilitará as operações de manejo de plantas daninhas subsequentes permitindo o estabelecimento da soja sob menor pressão”, explica Paulo Queiroz, Gerente de Portfólio da FMC.       

Independente do talhão suceder um período de pousio de inverno ou uma lavoura de segunda safra ou de inverno, a adoção de herbicidas pré-emergentes complementarão a dessecação pré-plantio, pois o efeito residual destes reduzirá ainda mais a população das plantas invasoras e reduzirão drasticamente a competição inicial das invasoras com a soja e a necessidade de uso de herbicidas em pós-emergência, como o glifosato, afinal como explica Paulo Queiroz, o manejo das plantas daninhas é uma sucessão de atividades que deverão ser executadas seguindo um planejamento  anual.

Desta forma, o manejo eficaz das plantas daninhas trará a redução das populações de plantas invasoras ao longo do ano agrícola e permitirão ganhos de rendimento devido à menor competição. 

Adicionalmente, tal estratégia permite evitar a seleção de plantas daninhas de difícil controle ou resistentes.

Para melhor eficiência, Paulo apresenta algumas dicas que podem auxiliar neste manejo: 

  1. Faça um planejamento que envolva todo o ano agrícola, não limitado ao período da cultura de verão; 
  2. Realize uma ou duas dessecações no período entre o cultivo de 2ª safra ou o cultivo de inverno e o plantio da soja. Se o intervalo que antecede a soja for longo e permitir, faça duas operações de dessecação; 
  3. Avalie incluir herbicidas pré-emergentes no seu manejo, visando a menor competição inicial e consequentes ganhos de rendimento;
  4. Consulte a sua assistência técnica sobre o uso de produtos que atuem de diferentes maneiras (distintos mecanismos de ação);
  5. Esteja pronto para a aplicação, prezando pela manutenção e qualidade dos equipamentos de pulverização;
  6. Lembre-se que a FMC TEM equipe e soluções para te ajudar nesse manejo com eficiência e qualidade; 
  7. E por último, não dispense a colaboração de uma assistência técnica profissional que conheça a realidade de cada talhão, para que seja feito o melhor planejamento e recomendação.
Paulo Queiroz
Compartilhe

14 respostas para “Existe um melhor momento para o manejo de daninhas na soja?”

  1. Recicle disse:

    DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO EM SALVADOR-BA
    A Recicle Logística Reversa de Eletrônicos é uma empresa
    especializada no tratamento de resíduos Eletroeletrônicos.
    Realizamos a coleta, transporte, descaracterização e destinação
    final de equipamentos eletrônicos obsoletos ou fora de uso, em
    qualquer estado de conservação. Atendemos empresas, industrias e residências.
    A empresa dispõe de toda documentação necessária para
    deixar a sua empresa em dias com as normas vigentes.
    Licença ambiental, CNPJ, CTF, MTR, AVCB, AATIPP, CDRE.
    Site: http://www.reciclelogisticareversa.com.br
    Instagram: @reciclelogistica
    WhatsApp: 71 99709-2027 DiskColeta: 71 3838-8779

  2. puravive disse:

    I loved even more than you could possibly be able to accomplish right here. The picture is beautiful, and your language is elegant; yet, it appears that you are rushing through it, and I believe that you ought to give it another shot in the near future. That is something that I will most likely do again and again if you protect this hike.

  3. Monitore o celular de qualquer lugar e veja o que está acontecendo no telefone de destino. Você será capaz de monitorar e armazenar registros de chamadas, mensagens, atividades sociais, imagens, vídeos, whatsapp e muito mais. Monitoramento em tempo real de telefones, nenhum conhecimento técnico é necessário, nenhuma raiz é necessária.

  4. binance koda disse:

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  5. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  6. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  7. I appreciated your thorough analysis of the pros and cons of pre-emergence versus post-emergence herbicide applications and the importance of considering factors like weed species and environmental conditions. It’s clear you have a deep understanding of agronomy and a passion for helping farmers optimize their crop production.
    best seaport restaurants

  8. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  9. qweqttt disse:

    Wow superb blog layout How long have you been blogging for you make blogging look easy The overall look of your site is magnificent as well as the content

  10. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  11. It’s a game. Five dollars is free. Try it It’s not an easy game ->-> 토토사이트.com

  12. 小さい 胸 ラブドール ダッチワイフの膣:ダッチワイフの複雑な詳細を知る

  13. Maximize Water Efficiency with Bwer Pipes’ Irrigation Solutions: At Bwer Pipes, we understand the importance of water conservation in Iraqi agriculture. That’s why our irrigation systems minimize water wastage while delivering precise hydration to your crops. Experience the difference with Bwer Pipes. Visit Bwer Pipes

  14. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar